Usuários relatam pane em sinal e GVT confirma falha em 4 estados do NE

Uma falha no serviço de sinal de banda larga da GVT está gerando inúmeras reclamações de usuários da operadora nesta segunda-feira (12), em quatro estados nordestinos. Na Região Metropolitana do Recife , moradores de diferentes pontos relataram ao G1 estarem sem sinal de internet desde a manhã. Procurada pela reportagem, a empresa informou que o serviço deve ser normalizado até o início da noite.

A GVT explicou ainda que dois cabos de transmissão de longa distância, responsáveis pela ligação entre o Recife e Salvador e o Recife e Fortaleza, se romperam. O problema causou instabilidade nas cidades do Recife, Caruaru, Gravatá, Vitória de Santo Antão, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, em Pernambuco; e também em outras cidades nordestinas como Maceió, Aracaju, João Pessoa e Campina Grande (PB).

O designer Eduardo Gouveia trabalha no Poço da Panela, Zona Norte do Recife, e conta que teve que liberar os funcionários da empresa devido à ausência do sinal de banda larga. “Nós percebemos o problema com a internet lá no escritório, por volta das 10h30. Liguei e disseram que só regularizariam lá para o fim da tarde. Todo mundo que conheço está sem sinal”.

A corretora de seguros Elisabet Silveira trabalha em Setúbal, na Zona Sul da capital, e está com o mesmo problema. “Conecta, mas não funciona. Desde 11h30 que eu tento entrar na internet. A agência dos Correios próxima da minha casa também está sem internet. Informaram para o pessoal de lá que só voltava às 17h. O trabalho parou desde às 11h”, lamenta.

A assessora administrativa Cecília Alves conta que, desde a manhã, está sem internet em casa, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. “É um absurdo, a gente paga caro para ficar sem serviço, fora que não tem assistência”.

O jornalista Ivan Moraes Filho afirma que o sinal de internet voltou no meio da tarde desta segunda, mas ainda está muito instável. “Ainda tá lenta, mas agora tá funcionando. No telefone, não consegui falar com eles hora nenhuma, liguei umas quatro vezes nas últimas quatro horas”.

O chef Thiago Rangel, que mora no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, também se queixa de problemas com a conexão. “Internet estava com problema desde a manhã, estava parada. Fiquei incomunicável”.

Veja a íntegra da nota divulgada pela GVT:

Sobre o funcionamento do serviço de banda larga da GVT na região Nordeste a empresa informa que:

– A previsão é de que os serviços sejam normalizados no início da noite de hoje.
– A situação foi ocasionada pelo duplo rompimento de dois cabos de transmissão de longa distância entre Recife (PE)/Salvador (BA) e Recife(PE)/Fortaleza(CE).
– Apesar da transmissão do sinal ser direcionada as rotas de redundância, os rompimentos causaram instabilidades percebidas pelos clientes de banda larga das cidades de Recife (PE), Caruaru(PE), Gravatá(PE), Vitória de Santo Antão(PE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Olinda/PE, Jaboatão dos Guararapes (PE), Paulista (PE), Maceió (AL) e Aracaju (SE),
– Assim que foram identificados os rompimentos, equipes técnicas foram deslocadas para os devidos reparos.
– A GVT mantém redundância em todas as rotas de transmissão que interligam as cidades onde atua e faz avaliações constantes para ampliação dessas redes.
– Clientes GVT podem esclarecer dúvidas pela Central de Atendimento pelo telefone 103 25.

Comentários