UPE adota Sisu e seleção seriada para ingresso em 2016

Começam no próximo dia 3 de agosto as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliações da Universidade de Pernambuco (UPE). A partir desta edição, a UPE adota dois formatos, reservando pela primeira vez 50% das 3460 vagas de 2016 para inclusão a partir do Sisu, o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual o candidato participa por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A outra parte será pelo vestibular seriado, com provas ao longo do ensino médio. O fera que já vem se submetendo ao seriado poderá concorrer também fazendo o Enem. As mudanças foram anunciadas na manhã desta terça-feira (28 de julho), no Recife, pelo reitor Pedro Falcão. O vestibular tradicional acabou.

“A UPE era a única do Nordeste que não adotava o Sisu. A mudança é fruto de uma discussão que vínhamos fazendo com a comunidade acadêmica e as escolas de ensino médio. A entrada no sistema unificado possibilitará o recebimento de R$ 1,9 milhão por ano, do Ministério da Educação, que será aplicado na assistência estudantil, com construção de restaurante e alojamento universitários”, adiantou Falcão. Fora o sistema de ingresso, que simplifica a vida do fera e o trabalho da universidade, foram poucas as alterações na oferta de cursos.

O número de vagas de 2016 é o mesmo do ano anterior. Das 1.730 vagas disponíveis para o Sisu, 20% serão para o sistema de cota social (estudante egresso de escola pública). O mesmo ocorrerá com as 1.730 do sistema seriado. Na seleção de candidatos pelo Sisu, a UPE usará média aritmética do conjunto de provas juntamente com a redação, sem pesos específicos. O ponto de corte na redação será  350 e a pontuação mínima, em cada área, 300, esclareceu o coordenador da Comissão de Concursos Acadêmicos da universidade, professor Ernani Martins.

A distribuição de vagas é a seguinte: Benfica (800), Petrolina (670), Santo Amaro (610), Mata Norte (490), Garanhuns (430), Camaragibe (130), Salgueiro (90), Mata Sul (80), Caruaru (90), Arcoverde (50) e Serra Talhada (20). Entre as mudanças, o curso de direito de Camaragibe será oferecido apenas para a segunda entrada, o tecnológico de gestão em logística será diurno em Salgueiro, Palmares e Nazaré da Mata, assim como os de serviço social na Mata Sul.

Para mais informações acesse: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br

Comentários