Tracunhaém: Mestre Nuca será o homenageado na XVI Fenearte

Em sua 16ª edição, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) estará promovendo tributo às trajetórias de Manoel Borges da Silva, o Mestre Nuca de Tracunhaém, e o lendário poeta egipciense Lourival Batista, o Louro do Pajeú. Neste ano, o tema do evento trará como principal referência o encontro da arte do barro com a lírica sertaneja.

Da vida dedicada ao artesanato confeccionado em cerâmica, a exemplo de peças que possuíam como principal característica o leão e as consagradas jubas encaracoladas, o Mestre Nuca garimpou um universo vastamente inspirado na sua infância. No evento, as obras do artesão ficarão expostas na Galeria dos Homenageados, a qual estará a disposição do público no mezanino do Centro de Convenções e abrigará também uma mostra de artesanatos produzidos por Patrimônios Vivos de Pernambuco.

Já o poeta Louro do Pajeú, que atribuiu sua obra poética com referências populares do Sertão pernambucano, também estará recebendo homenagem na mesma galeria, que estará composta por atividades interativas, além de um mini-cinema, com exibições de documentários sobre a arte popular e os seus mestres.

Outro destaque da Fenaerte 2015 é a programação de shows e apresentações artísticas. Para Márcia Souto, presidente da Fundarpe, “a programação buscar traçar um panorama de nossa diversidade cultural, com destaque para participação de Patrimônios Vivos, como Caboclinho Sete Flexas do Recife, a Orquestra Capa Bode de Nazaré da Mata, Mestre Galo Preto e o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia Noite que arrasta e encanta multidões pelas ladeira de Olinda durante o Carnaval”.

Ainda de acordo com Márcia, “quem for à Fenearte, além de se encantar com a força e inventividade de nosso artesanato, vai vivenciar uma mostra do melhor de nossa Cultura Popular, passando pelo frevo, caboclinhos, reisados, bandas de Pífanos, ciranda, coco, maracatu, pastoril e muito mais”.

Na feira, além dos expositores individuais que representam a cultura artesanal de diversos estados brasileiros, o público terá também disponível o setor internacional, com mostras inéditas de países como Estados Unidos, Coréia do Sul, Inglaterra, Kuwait, Somália, entre outros.

Serviço: 16ª Feneate – Feira Nacional de Negócios do Artesanato Período: de 2 a 12 de julho Local: Centro de Convenções de Pernambuco (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/nº, Salgadinho, Olinda/PE). Mais informações: www.fenearte.pe.gov.br

Comentários