Senador Ted Cruz anuncia candidatura à presidência dos EUA

O republicano Ted Cruz anunciou, no fim da noite deste domingo (22), que concorrerá à disputa presidencial dos Estados Unidos em 2016. O senador do Texas é a primeira grande figura a lançar a candidatura ao cargo.

O anúncio foi feito por meio de uma publicação em sua conta oficial no Twitter, na qual o candidato também pede o apoio dos eleitores para a disputa. A mensagem é acompanhada de um vídeo de 30 segundos.

“Eu estou concorrendo à presidência e espero conquistar o seu apoio!”, escreveu Cruz no Twitter.

“Eu acredito na América e em seu povo, e eu acredito que nós podemos nos levantar e restaurar nossa promessa”, afirma Cruz.

“Será necessária uma nova geração de conservadores corajosos para ajudar a tornar a América grande de novo”, disse ainda, acrescentando que está “pronto para liderar a luta.”

De acordo com a agência de notícias Reuters, é esperado que o senador inicie sua campanha com um discurso nesta segunda-feira (23) na Liberty University, uma instituição evangélica da Virgínia.

Aos 44 anos, Cruz, militante do Tea Party, eleito senador pelo estado de Texas em 2012, é o primeiro republicano a anunciar oficialmente a pré-candidatura para a eleição de 2016.

O senador se antecipou a Jeb Bush, irmão do ex-presidente George W. Bush, e a outros líderes da direita que são considerados pré-candidatos.

Conhecido por suas posições conservadoras, Cruz nasceu no Canadá e é filho de um imigrante cubano. Se vencer as eleições, ele se tornará o primeiro latino-americano a ocupar a Casa Branca.

Crítico frequente do governo democrata do presidente Barack Obama, o conservador já começou a atacar os potenciais candidatos democratas à presidência.

Ao falar sobre a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, Cruz afirmou recentemente que ela “encarna a corrupção de Washington”.

Comentários