Sem perceber, jovem divulga fotos inéditas de primeiro show do Nirvana

Maggie Poukkula, de 19 anos, fez um post em seu Twitter, na última quarta-feira (15), e nem percebeu que estava revelando um momento histórico no mundo da música. “Fotos do meu pai e Kurt Cobain tocando juntos no passado”, escreveu ela.

O pai da jovem, ninguém menos que Tony Poukkula, era um amigo de Cobain, vocalista da banda de rock Nirvana, no colegial. De acordo com veículos internacionais – como a revista especializada em música Rolling Stone – as imagens são inéditas e registram o primeiro show da icônica banda, que mudou o cenário do rock nos anos 90.

A festinha particular, que aconteceu na casa de Poukkula, em Redmond, Washington, em março de 1987 (quando Cobain tinha apenas 20 anos) mostra, além da dupla (Kurt de camiseta branca), o baixista Krist Novoselic (sem camiseta) e o baterista Aaron Burckhard (que, em 1990, seria substituído por Dave Grohl). Poukkula era o segundo guitarrista, dividindo a cena com Cobain.

De acordo com o blog especializado Alternative Nation, o setlist dos primeiros shows do Nirvana incluíam canções como Heartbreaker e How Many More Times (ambas do Led Zeppelin); além de Mexican Seafood, Aero Zeppelin, If You Must, Pen Cap Chew, Spank Thru e Hairspray Queen, todas do Nirvana. Cobain, que colocou fim à própria vida em 1994, costumava brincar que o primeiro show da banda tinha apenas a música Sex Bomb, do grupo Flipper, sendo tocada incessantemente por uma hora. Na formação que estourou nos anos 90, ficaram Cobain, Grohl e Novoselic.

Poukkula é citado no livro de Nick Soulsby, I Found My Friends: The Oral History of Nirvana, como uma das fontes dos primeiros anos de formação da banda. “Eu adorei recontar a história do primeiro show do Nirvana por meio do empresário Ryan Aigner, de Tony Poukkula e de Duke Harner [da banda Black Ice], que viveram na casa de Redmond onde a apresentação aconteceu”, explicou Soulsby. “Ficou algo muito pessoal, esta sensação de ser bombardeado enquanto tocavam, de ficarem eufóricos e nervosos durante o show.”

Entrevistada pela Rolling Stone, Maggie Poukkula explicou: “Não fazia nem ideia que aquelas fotos eram do primeiro show do Nirvana. Meu pai me mostrou há um tempo, mas nunca me disse o que estava acontecendo naquelas imagens. Eu descobri depois, quando diversas matérias sobre meu post foram publicadas na internet. Nem imaginava que era algo histórico. Pensei que eram apenas fotos legais do meu pai e Kurt fazendo um som juntos”.

Este ano, inclusive, foi lançado o documentário Cobain: Montage of Heck. Elogiado pela crítica, o longa começou com uma estreia no Festival de Cinema de Berlim, foi lançado em circuito alternativo e em sessões esporádicas, mas ganhou força e fará uma reestreia em grande estilo a partir do dia 7 de agosto (confira o trailer abaixo).

Comentários