Renata Celidônio fala sobre processo de emagrecimento que a fez perder 64kg

Emagrecer 67kg não foi apenas uma transformação estética para Renata Celidônio. A atriz, que em seus últimos papéis na televisão interpretou personagens plus size, decidiu mudar sua forma física em prol da saúde e de sua própria liberdade.

– Decidi emagrecer porque estava muito gorda. Isso estava me atrapalhando e podia ser um perigo a longo prazo. Eu não estava conseguindo ser uma pessoa ativa socialmente. Fazer programas simples, como ir ao cinema ou ao teatro, tornava-se dificultoso, eu incomodava as pessoas no avião, era complicado pegar um transporte público – desabafa a atriz.

O processo para emagrecimento começou há três anos, quando ela se submeteu a uma cirurgia bariátrica (para redução de estômago). Depois do procedimento, também aderiu ao bypass gástrico, em que o intestino é desviado para que não absorva tudo o que se come.

– A cirurgia me ajudou a eliminar bastante peso no início, mas precisei complementar com reeducação alimentar e exercícios físicos. No primeiro ano, fiz natação, mas agora faço atividades aeróbicas e pretendo voltar à musculação e fazer crossfit em breve.

Seu emagrecimento já foi, inclusive, aproveitado por oportunismo de algumas marcas.

– Uma marca de medicamento está usando a minha imagem sem autorização, usando fotos minhas para dizer que eu emagreci tomando o produto, e não é verdade. Não recorri a nenhum remédio e não fiz nenhuma cirurgia reparadora ainda.

Com 87kg e 1,72m de altura, a intenção de Renata é chegar ao Índice de Massa Corpórea equivalente a 25, o que significa um peso próximo de 80kg. Em breve, ela também planeja corrigir os efeitos da cirurgia com plástica sob orientação médica.

– Pretendo fazer cirurgias de correção porque tenho peles sobrando para tirar. É importante para restaurar a imagem por completo. Mas, graças à Deus, à genética e à musculação, meu braço e meu corpo não ficaram muito disformes porque o emagrecimento foi gradativo. Vou respeitar o ritmo do meu corpo e fazer tudo no seu tempo. Demorei cinco anos para engordar. Não posso querer perder tudo em menos tempo que isso.

Com estreia no teatro Oi Flamengo marcada para esta sexta-feira – com dois papéis no musical infantil "Todo vagabundo tem seu dia de glória", a atriz revela que a nova forma trouxe novas possibilidades, liberdade para exercer seu trabalho e desempenhar atividades que antes não fazia.

– Eu faço esportes que antes não tinha condições de praticar. Hoje, por exemplo, elegi a bicicleta como meu transporte diário, tenho conseguido novos e diferentes papéis no teatro e sou ainda mais feliz do que já era – desabafa Renata, que chegou a sofrer críticas na internet após ter abandonado as medidas plus size. – Eu tinha muitos seguidores na internet que eram apaixonados por mulheres gordas e, quando mudei, começaram a criticar, até porque muitas mulheres me tomaram como exemplo para fazer o mesmo. Eu era feliz gordinha. Mas agora sou mais ainda. No momento em que eu vi que um sobrepeso estava me atrapalhando, eu quis me transformar. Todo mundo tem esse direito.

Com a autoestima no lugar, a baiana conta que vive em fase plena.

– É bom perceber que estou ótima depois disso tudo, cada vez com mais disposição, me sentindo melhor com as roupas que coloco… Principalmente ao saber que, com sobrepeso, o longo prazo, podia ser um perigo para a saúde.

Comentários