Recadastramento do Programa Chapéu de Palha tem início na próxima segunda-feira (13) na Mata Norte

programa-chapeu-de-palha

Considerado  um dos principais símbolos das gestões do PSB em Pernambuco, com ações nos governos Miguel Arraes e Eduardo Campos, o programa Chapéu de Palha também tem vez na administração Paulo Câmara (PSB).

Na próxima segunda-feira, o governo estadual iniciará o cadastramento dos moradores da Mata Norte. Em maio, o programa chegará à Mata Sul.

O cadastramento ocorrerá em 25 municípios e será feito até o dia 17, sempre das 9h às 17h.

Os interessados em participar do programa devem  ser maior de 18 anos, residir em um dos municípios atendidos pelo Chapéu de Palha e comprovar que tenha trabalhado na última safra (2014) por pelo menos 30 dias corridos, com registro formal. O governo também irá  considerar quem foi dispensado no período de 1º de janeiro de 2012 até 17 de abril, desde que tenha exercido exclusivamente a função de trabalhador rural.

Para efetuar o recadastramento é preciso ter em mãos originais e cópias dos seguintes documentos: CPF, identidade, número do PIS ou do NIS (cartão cidadão ou do bolsa família), carteira de trabalho (com registro de trabalho de no mínimo 30 dias corridos) e contrato de rescisão referente a última safra trabalhada ou comprovante de residência ou declaração do sindicato de comprovação de residência.

De acordo com dados do governo estadual, o Chapéu de Palha alcançou 12 mil pessoas na Zona da Mata em 2014. Mas este ano, a exemplo do que ocorreu no governo Eduardo Campos, o programa não se prende apenas a regiões canavieiras. Em 2012, o governo  foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) pela nclusão social promovida pelo Chapéu de Palha.

Comentários