Ranking universitário coloca UFPE entre as 10 melhores do País

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está no rol das 10 melhores universidades brasileiras, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira (3). O caderno traz “o primeiro ranking de universidades brasileiras, uma iniciativa de avaliação sistemática do ensino superior no País”.

» Acesse aqui o ranking completo das universidades

O jornal Folha de São Paulo levantou dados de publicações acadêmicas e, com o Instituto de Pesquisa Datafolha, ouviu centenas de cientistas e profissionais de Recursos Humanos para compor o ranking, cuja elaboração durou oito meses.

Nele estão representadas 191 universidades – que operam com pesquisa, ensino e extensão -, além de 41 centros universitários ou faculdades dedicados, sobretudo, ao ensino e onde há pouca pesquisa.

Entre as dez primeiras universidades na lista geral, cinco estão no Sudeste, três no Sul, uma no Centro-Oeste e uma no Nordeste, a UFPE.

Segundo a Folha, “informações como essas são importantes para orientar políticas públicas, alunos, professores e empregadores, pois mostram as instituições de destaque no País e as que estão com defasagem”. Países como EUA, China, Alemanha, Bulgária, Cazaquistão e Vietnã já fazem rankings nacionais.

DEMAIS INSTITUIÇÕES – A Universidade de Pernambuco (UPE) ficou na 70ª colocação, enquanto a Universidade Católica de Pernambuco e a Fundação Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) ficaram em 103º e 116º, respectivamente.

Ao contrário do que foi divulgado na tarde desta segunda-feira (3), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) está no primeiro ranking de universidades realizado no País e ocupa a 52º posição. De acordo com a Folha de São Paulo, que promoveu a pesquisa, por algum erro o nome da instituição pernambucana não apareceu na tabela online, porém a UFRPE apareceu na versão impressa do jornal paulista.

» Confira as 10 melhores universidades, segundo a pesquisa:

1º USP SP
2º UFMG MG
3º UFRJ RJ
4º UFRGS RS
5º Unicamp SP
6º Unesp SP
7º UFPR PR
8º UnB DF
9º UFSC SC
10º UFPE PE

 

Comentários

Leave A Reply