Professor Anísio Brasileiro é reeleito reitor da UFPE

O professor Anísio Brasileiro foi reeleito reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele foi o candidato mais votado no segundo turno, com 60,39% dos votos, e fica à frente do cargo até 2019, conforme resultado divulgado na noite desta quarta-feira (13). A vice-reitora eleita é a professora Florisbela Campos, diretora do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e docente do Departamento de Nutrição.

Vinculado ao Departamento de Engenharia Civil desde 1978, Brasileiro se reelegeu afirmando que é preciso “inovar mais” na qualificação e integração da UFPE com a sociedade. A votação ocorreu nos três campi da UFPE (Recife, Vitória e Caruaru), sendo usadas 78 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), além de nove manuais.

Na carta de candidatura, Anísio Brasileiro havia exaltado os feitos da sua gestão como a requalificação de espaços públicos, a interiorização e a consolidação da universidade entre as melhores do país.

Ele ainda defendeu a criação de uma agenda de diálogo entre a gestão e a comunidade acadêmica; a ampliação da participação social na programação da TV e da rádio universitária; e o fortalecimento dos campi do interior.

Promessas
Anísio Brasileiro e Florisbela Campos também prometem modernizar o ensino, apoiar as empresas juniores e melhorar a infraestrutura dos campi com a revitalização de calçadas, ampliação das ciclovias e implantação de serviços como bancos e farmácias, além de restaurantes universitários nas unidades do interior.

Sobre o Hospital das Clínicas, o programa de gestão afirma que é preciso fortalecer o projeto estratégico de gestão integrado aos departamentos da universidade, sem deixar de fortalecer o caráter público do hospital.

Comentários