Prefeitura do Recife intensifica serviços para atender foliões

A Prefeitura do Recife espera 800 mil turistas durante o carnaval da capital, número que pode chegar 1,2 milhão ao se considerar aqueles que apenas passam o dia na cidade. Para garantir o conforto e segurança dos foliões, a infraestrutura de serviços do município será intensificada, com postos avançados do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e aumento do número de conexões permitidas no wifi gratuito, entre outros.

O atendimento ao turista vai contar com seis duplas que vão percorrer o Bairro do Recife, um guia e um tradutor bilíngue, para orientar aqueles que precisarem de ajuda. “Além daquele folder com a programação geral que distribuímos normalmente, vamos fazer outros com a programação diária. Temos ainda a Central de Carnaval, onde o folião pode vir descansar um pouco”, aponta o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões.

A Central do Carnaval, neste ano, deixa de funcionar nos armazéns para ocupar a Torre Malakoff e a Rua do Observatório. No local, a população conta com uma praça de alimentação, loja da grife oficial do carnaval, espaço para crianças, entre outros serviços. Entre a sexta (13) e a terça-feira (17), o espaço funciona das 16h às 2h.

O Procon do Recife faz também plantão, com atendimento na Central do Carnaval de 18h à meia-noite, recebendo queixas dos cidadãos. O foco durante a folia são as cobranças indevidas de consumação mínima e também para fazer a reserva ou utilizar mesas e cadeiras, como prevê a lei municipal.

Saúde
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai contar com pontos avançados durante o carnaval, 40 ambulâncias e 14 motolâncias. Na Avenida Alfredo Lisboa, próximo à Torre Malakoff, funciona um dos locais de atendimento, sempre de 19h até uma hora após o término das apresentações do palco principal.

Para o Galo da Madrugada, os postos ficam na Praça Sérgio Loreto, Pátio do Carmo, Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael), Rua do Sol esquina com a Rua Matias de Albuquerque e Rua 1º de Março. Um helicóptero de resgate vai ficar na estação central do metrô.

Uma das novidades deste ano é que as Upinhas 24 horas vão funcionar também durante o carnaval, atendendo às famílias cadastradas. As unidades ficam no Morro da Conceição, Córrego do Jenipapo e Linha do Tiro.

Também vão ser montados bloqueios para evitar que comerciantes ambulantes não cadastrados tenham acesso aos polos oficiais de folia do Bairro do Recife. As equipes das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica ficam de plantão, fazendo inspeções e monitorando casos suspeitos.

Internet
O Conecta Recife, que oferece internet gratuita através de hotspots distribuídos pela cidade, vai aumentar o número pessoas que podem acessar cada um dos pontos no Marco Zero, Rua do Bom Jesus e na Praça do Arsenal. Ao invés dos 100 acessos únicos por vez, serão permitidos 300. O Marco Zero, que conta com quatro pontos, vai permitir que 1.200 pessoas fiquem conectadas ao mesmo tempo.

Mulher
Visando dar apoio às mulheres que podem vir a sofrer violência durante a folia, o Centro de Referência Clarice Linspector fará um esquema especial de plantão, de 7h às 19h. O centro fica na Rua Bernardo Guimarães, número 470, na Boa Vista. O telefone gratuito para orientação é o 0800.281.0107.

Limpeza
A Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) vai fazer mutirões durante a folia, com a expectativa de deixar o Bairro do Recife sempre limpo a partir das 7h de cada dia. São 1.075 garis que trabalham e a expectativa é de que sejam recolhidas 450 toneladas de lixo. Serão utilizados 1,7 mil litros de detergente, 400 de creolina e 6 mil litros de essência.

Comentários