Pernambuco tem a menor taxa de evasão escolar do ensino médio

Os alunos das escolas estaduais de Pernambuco foram os que menos desistiram de estudar durante o ensino médio. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) em 2014, o percentual de evasão escolar da rede estadual é de 3,5%, quando a taxa média de abandono do Nordeste é de 10,4% e do Brasil está na casa de 8,7%. A segunda colocação ficou com São Paulo, 5%, e o terceiro lugar foi de Goiás, 6,9%. Pernambuco já havia registrado em 2013 a menor taxa de evasão do país, com 5,2%. 

“A manutenção do Estado em primeiro lugar no ranking representa a estratégia que o Estado vem desenvolvendo para melhoria do Ensino Médio com ações voltadas para o fortalecimento das escolas em tempo integral, a melhoria dos insumos pedagógicos, o empenho e dedicação dos nossos professores, o acompanhamento dos estudantes, e a construção de um currículo alinhado com as suas necessidades”, destaca o secretário de Educação do Estado, Frederico Amâncio. Em relação ao ano passado, Pernambuco também foi o que mais reduziu em termos percentuais: 32,7%.

Segundo a secretaria, novas práticas pedagógicas como a premiação Professor Autor, uso de tecnologias, melhoria de infraestrutura, além de estudo de outros idiomas com a opção de intercâmbio tornaram as aulas mais atrativas, estimulando a permanência dos estudantes nas escolas. “O compromisso dos docentes e o Pacto pela Educação, que visa a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, são fatores primordiais para a redução cada vez mais significativa da taxa de abandono”, destaca a pasta em nota enviada à imprensa.

HISTÓRICO – Pernambuco apareceu na lista do Inep em 2007 como o segundo Estado com a pior taxa de abandono escolar do Brasil no Ensino Médio. 

Comentários