Manifestantes anti-PT fazem protesto-relâmpago em frente ao TCU

Cerca de dez manifestantes recifenses compareceram ao evento “Vigília SOS TCU”, marcado para acontecer às 18h deste domingo (26/07) nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, sob o comando de grupos como o Vem Pra Rua, Brasil Livre, Nas Ruas e Avança Brasil.

Às 18h13, quando a equipe do JC estacionou em frente ao prédio do Tribunal de Contas da União, no Bairro de Santo Amaro, o evento já tinha terminado. Em seus poucos minutos de duração, velas foram acendidas para “iluminar” a decisão dos ministros do TCU. Segundo o porta-voz do Movimento Vem Pra Rua em Pernambuco, Gustavo Gesteira, a ação “acabou cedo por causa da chuva” e, na verdade, a vigília seria apenas “simbólica”, sem a intenção de se arrastar pela noite inteira. 

Às 19h, a foto do encontro recifense ilustrava um post no Facebook que já contava com 3.362 curtidas e 1.267 compartilhamentos, e trazia a seguinte legenda: “Neste momento, em diversas cidades, o Vem Pra Rua Brasil e diversos outros movimentos estão fazendo uma vigília pela reprovação das contas de Dilma Rousseff”. Ainda de acordo com a página no Facebook, “a sociedade brasileira precisa pressionar os nove ministros para serem éticos com o Brasil”. 

“Vejo esse movimento com muita preocupação, porque está tentando dar um caráter político a uma avaliação que precisa ser técnica. É preciso entender e respeitar o valor das instituições”, disse a deputada e presidente estadual do PT, Teresa Leitão. “A ideia deles é fomentar a sensação de crise por meio das redes sociais. Se fosse uma mobilização popular, teria atraído mais pessoas e durado mais que dez minutos. O pior é que este artifício deve estar sendo utilizado no Brasil inteiro”, criticou.

Comentários