Mais de 100 prefeituras de PE fecham suas portas durante essa semana

Mais de 100 das 184 prefeituras de Pernambuco estão com suas atividades paralisadas. O movimento acontece como uma tentativa de chamar a atenção da presidente Dilma Roussef para a atual situação financeira enfrentada pelos municípios. Os governantes criticam a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A queda do FPM está relacionada a redução do IPI, feita pela presidente, no qual, grande parte do orçamento era repassado para diversas cidades do Estado. Além disso, as prefeituras estão enfrentando o problema da seca que, este ano, é considerada uma das piores dos últimos 50 anos.

A greve ocorre ao longo desta semana – mais curta pelo feriado do dia 15 -, entretanto manterá os serviços essenciais, como o atendimento à saúde e a coleta de lixo. Além da compensação financeira pelas perdas do FPM e ainda do Fundo de Participação dos Estados (FPE), as prefeituras têm também como reivindicação a instalação de um comitê de crise, no semiárido, para acelerar às ações de enfrentamento da seca.

O movimento dá suporte à bandeira levantada pelo governador Eduardo Campos (PSB) em prol de um novo pacto federativo, e engrossa o movimento nacional que levará prefeitos de todo o País à Brasília, nesta segunda, diante do prejuízo com a queda de arrecadação. Também reivindica a aprovação, pela presidente, do projeto que redistribui os royalties da exploração do petróleo, aprovado pela Câmara dos Deputados.

Comentários

1 comentário

  1. Os munícipios pedem socorro! Isto é uma piada, para quem eles pedem socorro? São mesmos os munícipios os prefeitos corruptos que pedem? Se são os prefeitos eles não pedem socorro para o munícipio e sim para materem seus bolsos cheios do dinheiro público. Observamos o caso de Camutanga nesse mês já entrou mas de R$ 666.000,00 nas contas do municipio, 54% desse valor ou R$ 359.000,00 é para ser destinado ao pagamento da folha salárial, mas isso esta sendo feito de forma atrasada. Esse problema vem de anos, nosso munícipio enche sua folha salarial com cargos comissionados, enquanto vários Funcionários Públicos (concursados) ficam em casa recebendo, ou até mesmo somam mais de um emprego, isto é um absurdo, senhor prefeito põe esse povo para trabalhar, e demita os comissionados, e assim a folha de pagamento fechará sem problemas!

Leave A Reply