Lixo hospitalar é devolvido para os Estados Unidos

Os dois contêineres de lixo hospitalar que foi apreendido no Porto de Suape em outubro de 2010 pela Alfândega da Receita Federal começará a fazer o percurso de volta aos Estados Unidos a partir deste sábado (21). O transporte era para ter sido feito no dia 7 de janeiro, mas foi adiado. A empresa Hamburg Südespera alegou a espera de alguns documentos de autorização para enviar a carga ao Porto de Charleston, no estado da Carolina do Sul, de onde a encomenda partiu.

O navio que fará o transporte atracará no porto na sexta-feira (20), mas o embarque dos contêineres está previsto para ocorrer às 6h do sábado. A devolução tinha sido autorizada pela Alfândega em dezembro, após um pedido feito uma semana depois de a empresa pernambucana N.A. Intimidade ter sido notificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No dia 11 de outubro, foram apreendidos dois contêineres no Porto de Suape, com cerca de 46 toneladas de lixo hospitalar vindo dos Estados Unidos. O destino da carga era uma empresa de Santa Cruz do Capibaribe, integrante do polo têxtil, no Agreste. Após investigações, lençóis e pedaços de tecidos com nomes de hospitais americanos foram encontrados em vários locais, inclusive em outros estados.

Comentários

Leave A Reply