Inscrições do vestibular da UFCG começam nesta quinta na Paraíba

As inscrições para o vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão abertas a partir desta quinta-feira (30) e vão até o dia 26 de setembro. As inscrições são para o período 2013.1 e o processo seletivo oferece 3.115 vagas.

O candidato deve se inscrever exclusivamente pela internet através do site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov). O vestibular é para os 75 cursos de graduação, distribuídos nos sete campi da instituição, que ficam nas cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé.

Após realizar a inscrição, o candidato deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento da taxa, de R$ 15, poderá ser efetuado até o dia 28 de setembro. Os candidatos que se inscreverem para o curso de Design devem adicionar à GRU o valor de R$ 10, referente à prova de habilidade específica. Será isento da taxa de inscrição o candidato que atender ao disposto no Decreto Nº 6.593, de 2 de outubro de 2008.

O processo seletivo da universidade continuará usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a classificação dos candidatos, mas não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No ato de inscrição no Vestibular da UFCG, o candidato deve indicar o número de inscrição no Enem 2012, cujas provas acontecerão nos dias 3 e 4 de novembro.

O processo vestibular deste ano tem algumas mudanças em relação ao ingresso por período letivo e à convocação dos classificados. A partir de agora, a instituição terá duas seleções por ano e os alunos aprovados no vestibular que não quiserem fazer o curso poderão renunciar à vaga através do sistema online.

Entenda mudanças
Para o próximo ano, acontecerá este vestibular para selecionar os alunos que já começam a estudar no período 2013.1. São 3.115 vagas. Outro processo seletivo será realizado já em 2013 para os candidatos às vagas do período 2013.2, com mais 1.600 vagas.

Nos dois processos, serão utilizadas as notas obtidas no Enem 2012. O candidato que se inscrever no Vestibular 2013.1, cujas inscrições começam no próximo dia 30 de agosto, só concorrerá às vagas do primeiro período. Para concorrer às vagas do segundo período, o candidato deverá se inscrever no Vestibular 2013.2, cujas inscrições serão abertas no primeiro semestre do ano que vem.

Quem for reprovado no primeiro vestibular do ano poderá se inscrever no segundo processo seletivo, a que corresponde à seleção dos candidatos para o segundo semestre, utilizando a mesma nota do Enem do ano anterior, que o reprovou no primeiro vestibular, com a opção de escolher um outro curso, em que teoricamente a disputa seja menor. O aluno também não precisará pagar uma nova taxa de inscrição.

 

 

Comentários

Leave A Reply