Imposto de Renda 2012: última semana para entrega da declaração

O prazo para entrega do Imposto de Renda 2012, ano-base 2011, entra na reta final nesta semana. Quem não apresentar a declaração até o dia 30 de abril vai pagar multa de 20% do imposto devido, sendo o valor mínimo da punição fixado em R$ 165,74.

A Receita informa que tem dois tipos de declaração. Na simplificada, é possível uma dedução fixa de R$ 13.916,36, sem a apresentação de comprovantes de gastos. Já na completa, existe a possibilidade do abatimento de valores que foram pagos com saúde, empregados domésticos, pensão alimentícia e dependentes, porém as despesas devem ser comprovadas.

Ainda de acordo com a Receita, no próximo ano, quem tiver apenas uma fonte pagadora e optar pela declaração simplificada não vai precisar fazer a declaração, sendo necessário apenas confirmar dados enviados pela empresa ao órgão.

Programa do IR

O programa do IR deste ano e o aplicativo necessário para enviar o documento estão disponíveis para download na página do Fisco na internet. O programa não pode ser baixado em tablets ou smartphones.

Comentários

Leave A Reply