Hipermercados Extra voltam a funcionar 24 horas

Após ter decidido acabar com o modelo de hipermercados 24 horas, o Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do país, voltou atrás e retomou esse modelo de negócio. Dos 2.143 pontos de venda da marca, dentre os quais, 137 são hipermercados, 22 ficarão abertos todas as horas do dia, nos Estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Mato Grosso e no Distrito Federal. Em Pernambuco, a loja Extra Benfica do Recife está incluída na lista de estabelecimentos que também funcionarão durante a madrugada.

Além de expandir o horário de funcionamento, a ideia do grupo é realizar ações durante o período que aumentem o fluxo de clientes, como aumentar a quantidade de itens em promoção e ampliar o quadro de vendedores na área de eletroeletrônicos. O fim do funcionamento 24 horas ocorreu após o Extra ter sido a única marca da holding – que também conta com as bandeiras Pão de Açúcar e Assaí – a apresentar um desempenho negativo na divisão alimentar da GPA. Enquanto a receita líquida total da divisão cresceu 9,2% em 2014, a rede Extra apresentou um declínio de cerca de 0,1% na mesma área. O lucro líquido ajustado de 2014 da GPA foi de R$ 2,084 bilhões, e a receita bruta do mesmo ano, R$ 72,8 bilhões.

 

Em nota, o grupo informou que realiza constantes análises de mercado, a fim de entender o comportamento do consumidor brasileiro e a partir disso, promover mudanças na rede. De acordo com a GPA, entre os dias 19 e 23 de dezembro de 2014, época de crescimento natural das vendas em decorrência das festas de final de ano, a rede de hipermercados expandiu o funcionamento de suas 137 lojas para 24 horas. Nesse período, foi percebido um crescimento na demanda pelo serviço durante a madrugada, o que levou a rede a optar por permanecer com o funcionamento 24 horas nas unidades determinadas por tempo ilimitado.

Comentários