Governo de PE divulga calendário de pagamento do IPVA 2015

As datas de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2015 foram divulgadas nesta terça-feira (30) pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz). O pagamento pode ser realizado de duas formas: em três parcelas ou em cota única com desconto de 5%. As primeiras parcelas ou a cota única serão cobradas entre os dias 5 e 25 de março. As segundas parcelas ficaram para abril e as terceiras para maio.

Como de costume, os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 serão os primeiros a quitar o débito, cobrado anualmente. Nesse caso, a primeira parcela deve ser paga até o dia 5 de março – o vencimento da primeira parcela também é o prazo final para o pagamento da cota única. Já o vencimento da segunda parcela ficou para 6 de abril e o da terceira para 5 de maio.

A cobrança dos automóveis com placas terminadas em outros números segue a mesma lógica. Os donos de carros com placas terminadas em 3 e 4 pagam as parcelas até os dias 10 de março, 10 de abril e 11 de maio. O tributo dos carros com placas terminadas em 5 e 6 será cobrado em 16 de março, 15 de abril e 15 de maio. Já aqueles com placas terminadas em 7 e 8 são cobrados em 20 de março, 20 de abril e 20 de maio. Para encerrar, os proprietários de veículos com placas terminadas em 9 e 0 devem pagar o IPVA nos dias 25 de março, 27 de abril e 25 de maio.

Segundo a Secretaria da Fazenda, 2,2 milhões de veículos devem pagar o IPVA de 2015 em Pernambuco – ao todo, 2,5 milhões de automóveis estão registrados no estado. Os valores variam de acordo com o automóvel. Para motos, a taxa mínima é de R$ 38,37; para os demais transportes essa taxa sobe para R$ 63,95.

Ainda de acordo com a Sefaz, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que contém as três parcelas do imposto, será enviado para a casa dos proprietários de veículos. No entanto, quem optar pela cota única deve solicitar a guia de pagamento no site do Departamento de Trânsito (Detran-PE). O calendário com todas as datas de vencimento será disponibilizado no site da Sefaz.

 

Comentários