Galo da Madrugada vai homenagear Chico Science em 2016

Chico Science será a grande estrela do desfile do Galo da Madrugada 2016. Com o tema “Galo, Frevo e Manguebeat”,  o maior bloco da terra vai  sair às ruas do Recife no dia 6 de fevereiro para arrastar multidões. A homenagem coincide com o quincentenário do nascimento do cantor, famoso por liderar a banda Nação Zumbi e participar da criação do movimento Manguebeat.

20150721121105875415u

O lançamento do tema aconteceu na manhã desta terça-feira (21), na sede do Clube na Rua da Concórdia, no Bairro de São José, Centro do Recife. Várias personalidades ligadas ao músico compareceram, como o baixista Dengue e o tecladista Chiquinho das bandas Nação Zumbi e Mombojó, respectivamente. A filha do “cientista dos ritmos”, Louise Taynã, mais conhecida como Lula Lira, também marcou presença.

Segundo o presidente do bloco, Rômulo Meneses, o desejo de homenagear Chico Science é antigo. “É algo que estamos discutindo há muitos anos, estávamos esperando o momento propício. Os 50 anos de nascimento não poderia ser um evento melhor. É uma forma de homenagear também o movimento manguebeat”, comenta.

Os esboços dos carros alegóricos do desfile vão começar a ser feitos no fim deste mês pelo cenógrafo Ari Nóbrega e só devem ser divulgados em dezembro deste ano.

Chico Science foi considerado um cientista dos ritmos, por mesclar ritmos como o Rock’n Roll e o hip hop com maracatu rural e o coco. Escreveu o manifesto “Caranguejos com cérebro” em parceria com Fred Zero Quatro. Como líder da banda Nação Zumbi, deixou dois discos gravados: “Da Lama ao Caos” e “Afrociberdelia”. O artista morreu aos 30 anos em um acidente de carro entre Recife e Olinda.

Comentários