Festival chega à Mata Norte de Pernambuco com cultura popular

A caravana do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) começa o ano pela Mata Norte. Sambadas de maracatu, encontros de cirandeiros, caboclinhos, cavalos-marinhos, rezadeiras e brincadeiras populares darão o tom do evento, que segue até domingo (13). As luzes focam o Cine Teatro Polytheama, em Goiana, que completa 100 anos em 2014. O teatro abrigará espetáculos de dança, circo, teatro, música, cinema e fotografia, entre outros. Clique aqui e confira a programação completa.

A programação começou nesta quarta (9), com apresentação do Grupo Experimental de Dança no palco do Cine Teatro Polytheama. Na quinta (10) e sexta-feira (11), o local receberá shows de Sagarana, Juliano Holanda e Zé Manoel, com participação de Isadora Melo, além do Duo Rafael Marques e Júlio César e de Vinícius Sarmento.

No domingo (12), o Polytheama terá sessão de curtas goianenses e o Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco. Às 19h, haverá exibição do premiado “Tatuagem”, de Hilton Lacerda. O cineasta pernambucano vai debater com o público após o filme. Além de Goiana, o festival terá ações em mais dez cidades da região.

Sambadas
Dezenas de grupos de maracatus farão sambadas, nos próprios territórios, dentro do Encontro de Cultura Popular da Mata Norte. Nesta quarta edição, o evento reunirá terreiros de mestres populares das cidades de Aliança, Buenos Aires, Carpina, Condado, Ferreiros, Glória do Goitá, Itaquitinga,Lagoa de Itaenga, Nazaré da Mata e Tracunhaém.

Celeiro dos maracatus de baque solto, algumas cidades também serão palco de outros encontros. Em Lagoa de Itaenga, por exemplo, ocorrerá o 3° Encontro de Rezadeiras da Mata Norte. Lá, além de maracatu, moradores e visitantes poderão assistir a mostras de mamulengos e encontro de coco de roda.

Formação
Entre os destaques das ações formativas está a oficina de regência, que será ministrada pelo maestro Duda, na sede musical da banda Curica, patrimônio vivo de Goiana. Haverá também uma oficina de roteiros para cinema, por Hilton Lacerda, no Sesc de Goiana, além de um workshop de cenografia, por Leopoldo Nóbrega, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), de São Lourenço da Mata. As inscrições poderão ser feitas no dia e no local das atividades.

Comentários

Leave A Reply