Especialista alerta para os perigos do polêmico 'desafio Kylie Jenner' na web

Era só para ser uma brincadeira na web, mas o assunto acabou virando uma verdadeira polêmica, com pais e médicos preocupados. Batizado de #KylieJennerLipChallenge, o método  “ensina” como ter lábios volumosos e já fez a própria Kylie Jenner, uma das irmãs de Kim Kardashian e musa da hastag, quebrar o silêncio e fazer um desabafo em rede social sobre o assunto. Ela alertou para os perigos da iniciativa.

Após mais de 100 mil posts serem publicados sobre o assunto na internet – de acordo com levantamento do Google – o cirurgião plástico Eduardo Sucupira, queridinho das celebridades brasileiras, falou sobre os danos que a brincadeira pode trazer para jovens e mulheres. “Essa brincadeira pode levar a traumas de difícil reparação e que podem ser permanentes. Em caso de ruptura do acrílico ou vidro, pode ocorrer lesão da pele e tecidos adjacentes, como músculo e nervos. Além disso, a congestão e acúmulo de sangue no local pode ocasionar edemas e hematomas, levando semanas para uma recuperação e resultando em manchas de difícil reparação”, alertou o médico, que não recomenda em hipótese alguma este tipo de procedimento para aumentar os lábios.

Mas o que fazer se uma mulher desejar ter uma boca parecida com as  de Angelina Jolie e Alinne Moraes? Além de truques de maquiagem, o médico afirma que não faltam tratamentos específicos. “Os principais são os preenchimentos cutâneos à base de ácido hialurônico e também as lipoenxertias microfracionadas, que são enxerto de gordura. Os preenchimentos com ácido hialurônico duram, em média, um ano. Já as lipoenxertias microfracionadas duram até dois anos”, explica o doutor Sucupira, que faz um alerta. “Nunca use preenchedores à base de poliamida (conhecido popularmente como hidrogel), silicones e acrilatos”, enfatiza o médico.

Comentários