Exagerou nas festas? Dieta detox ajuda a restabelecer o corpo

Após as festas de fim de ano e os excessos alimentares quase inevitáveis durante esse período, o corpo pede descanso. Comer direito e dormir bem podem ser excelentes remédios para revitalizar a aparência e a energia desgastadas. O médico e nutrólogo João Curvo ensina que uma alimentação frugal estimula o funcionamento do intestino e diminui a retenção de líquidos. Essa é a verdadeira dieta detox, ou seja, a retirada das substâncias potencialmente tóxicas de dentro do organismo.

Segundo João Curvo, que atende pacientes famosas como Glória Pires , Cleo Pires,Danielle Winitse Alessandra Negrini , os alimentos que possuem maior potencial de detoxificação são aqueles ricos em vitaminas, minerais e fibras, preferencialmente os orgânicos, como água, frutas, hortaliças e algumas especiarias. Azeite extra virgem, raízes (inhame, cará, mandioca), arroz integral, castanhas, amêndoas, nozes, grão de bico e cacau são alimentos importantes para a detoxificação e não podem faltar na dispensa, pelo menos durante a primeira semana de reestruturação do equilíbrio do organismo.

É importante saber sobre a dieta detox:

dieta detox

“O cacau é o alimento com maior concentração de antioxidantes. As frutas são diuréticas e fontes de vitaminas, pigmentos e flavonoides antioxidantes. As fibras, além de regularizarem o ritmo do fluxo intestinal, também são eficientes carreadoras das toxinas. As ervas aromáticas e especiarias, como nirá, alho, pimenta, gengibre e noz moscada, dão movimento aos nossos fluidos. Por isso ficamos vermelhos e transpiramos quando comemos. Por fim, a água é necessária para hidratar, lavar internamente o corpo e carrear toxinas para serem eliminadas na urina”.

A nutricionista funcional Carolina Ribeiro, que acompanhou a gravidez de Grazi Massaferae atende famosos como Luciano Huck eMarcelo Serrado, reforça os benefícios e a necessidade de se beber água, principalmente durante o período.

conheça a dieta detox

“Não é suco, mate e outros líquidos, é água mesmo, para estimular o rim e enxugar a retenção líquida proveniente dos excessos de bebida alcoólica e comidas mais salgadas, que são comuns nas ceias de fim de ano”, explica ela, que apresenta o programa “Por Dentro e Por Fora” na rádio carioca Paradiso.

Ela relata outras medidas importantes para o período e dá a receita de um suco da dieta detox:

1) Capriche na ingestão de brócolis, couve-flor, alho e cebola. Esse grupo de alimentos que se chama crucíferas estimula o fígado a desintoxicar o organismo.

2) Passe uma semana comendo bem leve. Abdique de doces, frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

3) Faça três refeições maiores e coma frutas ou sucos de fruta diluídos em água nos intervalos. Não repita, mastigue muitas vezes para estimular o cérebro à saciedade.

4) No almoço e no jantar, coma ½ prato de vegetais e na outra metade divida entre proteína (carne, peixe, frango, ovo) e carboidrato (arroz integral, feijão, batata, massa). Tente jantar somente proteína e vegetais.

Anote a receita de um suco da dieta detox:

1 rodela grande de abacaxi, 5 folhas de hortelã e 1 xícara de chá de cavalinha gelado. Bata no liquidificador com 2 cubos de gelo.

 

 

Comentários

Leave A Reply