Democracia para alguns? ou para todos?

Onde está a nossa democracia? Nos discursos bem fardados? Nos paletós aveludados e confeccionados com tecido italiano? Nossa democracia ainda não vingou, ou alguém ainda acredita numa democracia que se limita ao sufrágio?

Ou a uma participação popular extremamente limitada, pra não dizer inexistente. Uma democracia onde povo não participa ativamente não é democracia, democracia dos ricos, das elites? Onde uma parte da população determina as leis, os princípios e outros simplesmente devem obedecer? Onde uns passam fome e convivem com outras mazelas?

Não meus caros, isso nem de longe é democracia. O Brasil ainda vive soterrado nos ditames dos senhores, da impunidade, da falta de compromisso com o social, ainda vivemos maquiando nossa “democracia”, uma ditadura das elites que teima em se fantasiar de democracia.

A democracia começa na base, começa quando crianças, adolescentes, jovens tem acesso irrestrito a uma educação pública e de qualidade, onde um trabalhador tem de fato reconhecimento por seu trabalho, onde seu trabalho não se limita aos moldes de patrões muitas vezes manipuladores e oportunistas.

A democracia consiste em um lugar onde as pessoas têm as mesmas condições de ter dignidade e respeito e não em “bla, bla bla” . Uma democracia é do povo e para o povo. Sem pontos ou vírgulas, mas ações que possam trazer de volta o sorriso que vem sendo usurpado do povo durante tantos anos.

Comentários

Leave A Reply