Criança síria se rende para câmera e imagem ganha a internet

A foto de uma suposta criança síria rendendo-se para uma câmera rodou a internet nesta semana e o Brasil neste domingo (29). 

A viralização da imagem ocorreu após uma fotojornalista de gaza, Nadia AbuShaban, publicá-la no twitter na última terça-feira (24). Segundo ela, a foto foi tirada por outro fotojornalista (não identificado). Supostamente, o pequeno refugiado de quatro anos se rendeu para a lente após pensar que era uma arma. 

Mesmo com mais de sete mil retweets, a identidade do fotógrafo e a história da imagem ainda não foram confirmados por nenhuma fonte oficial. Apesar de tomar a internet nesta semana, a imagem parece ser mais antiga: uma notícia publicada pelo famoso tablóide turco “Cumhuryet” informou no dia 22 de janeiro que a imagem, viralizada nas redes sociais, era de um menino. “Essa triste foto foi a foto mais comentada do dia no twitter. Acreditamos que este garoto está em algum dos campos de refugiados próximos da Turquia.”, afirmou o jornal.

CONFLITOS NA SÍRIA – O conflito na Síria, envolvendo o ditador Bashar Al Assad e grupos rebeldes já dura quatro anos e apresenta números alarmantes: pelo menos dois milhões de pessoas já se refugiaram do país, segundo a Organização das Nações Unidas. A ONU afirmou também que, além das centenas de milhares de mortos, a estimativa é de que, somados com os conflitos do Iraque, cerca de 14 milhões de crianças foram afetadas em todo o Oriente Médio. 

Comentários