Comparativo rápido põe Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 lado a lado

Ficar em dúvida sobre atualizar ou não o Windows para a versão 10 é normal. Muitas alterações foram feitas no sistema operacional da Microsoft e nem todo mundo sabe que mudanças são essas. Veja o rápido comparativo entre o Windows 7, 8.1 e 10 e veja quais deles tem as mais novas funções e apps.

 

Menu Iniciar: Presente nos Windows 7 e 10, mas ausente no Windows 8.1. Torna o sistema mais intuitivo e familiar aos usuários da Microsoft. No Windows 10, incorpora os live tiles (blocos dinâmicos).

Inicialização rápida: Hyperboot & InstantGo, ferramentas que permitem retomar rapidamente o trabalho no Windows, são encontradas nas versões 8.1 e 10. Com o recurso ativado, o sistema é capaz de manter a conexão com a Internet mesmo em modo de espera, permitindo fazer downloads e atualizar programas em segundo plano. No Windows 7, não há qualquer sinal dessa função.

 

Fixação de aplicativos: Fixar aplicações na barra de tarefas é possível nas três versões do Windows. No entanto, no Menu Iniciar, usando blocos, isso só pode ser feito no Windows 10.

Personalização: Da mesma forma, Windows 7, 8.1 e 10 permitem personalizar seu computador. Plano de fundo, descanso de tela, animações, aparência dos ícones, fontes? Tudo pode ser alterado para que a área de trabalho fique com a sua cara. Datado, o mais antigo pode parecer “sem graça”.

Windows Hello: Apenas o Windows 10 tem suporte ao Windows Hello, ferramenta de autenticação biométrica permite logar no sistema sem precisar de senhas. O recurso, vale lembrar, requer hardware especializado, com leitor de impressão digital, infravermelho ou outros sensores biométricos.

OneDrive integrado: Nas versões 8.1 e 10, o usuário pode acessar os documentos do OneDrive diretamente do Windows Explorer. No Windows 7 isso não é possível.

Continuum: Só presente no Windows 10, o recurso permite alternar de maneira fácil entre os modos de desktop e tablet, sendo ideal para dispositivos conversíveis.

Microsoft Edge: O novo navegador da Microsoft está disponível somente no Windows 10. As versões anteriores do sistema vinham equipadas com o velho e polêmico Internet Explorer.

Windows Store: A loja de aplicativos da Microsoft integra os Windows 8.1 e 10. Com funcionamento análogo à Google Play Store e à Apple Store, o ambiente permite comprar jogos, apps, filmes, músicas e programas de TV. A estrutura de apps só está disponível a a partir do 8.1.

Integração com Xbox: O Windows 7 não tem integração com o Xbox, mas as versões 8.1 e 10 têm. A diferença é que no Windows 8.1 o modo multiplayer é pago, enquanto que no Windows 10 é gratuito.

Desktops virtuais: Entre as versões, o Windows 10 é o único sistema que conta com desktop virtual de forma nativa. O recurso permite visualizar dados de vários computadores em uma única tela.

Via Microsoft

Comentários