Cidadãos de PE poderão acessar pela web prestação de contas do TCE

Os cidadãos de Pernambuco poderão acessar pela internet as contas públicas da administração do estado e dos municípios a partir de abril de 2015. As contas estarão disponíveis no site do Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão responsável pela fiscalização dos gastos públicos da administração. A novidade foi apresentada no Bom Dia Pernambuco desta terça-feira (27).

A partir de agora, os gestores públicos vão prestar conta ao Tribunal apenas on line, por meio de um sistema no site do órgão. A medida deve acelerar a avaliação das contas. “Hoje não se admite mais julgar contas quatro, cinco anos depois de prestadas. Essa forma eletrônica, de prestar contas pela internet, vai agilizar os julgamentos dos processos”, explica Valdecir Pascoal, presidente do TCE.

O sistema, que é bem simples, exige apenas um cadastro no sistema. Os gestores já estão sendo treinados pelo Tribunal, para utilizar o novo recurso. A entrega das contas começa em fevereiro. Já os cidadãos poderão acessar os registros após realizar cadastro no site.

Pascoal lembra ainda que, além da agilidade, a prestação de contas on line também beneficia o próprio Tribunal, reduzindo custos. “Um dos benefícios do processo eletrônico de contas é a redução de gastos com papel, com correspondência, com os correios, além da questão do impacto ambientel; é sustentável ecologicamente”, aponta. O estado de Pernambuco é um dos primeiros do Brasil a oferecer o novo sistema.

O maior benefício, no entanto, é da sociedade. Todas as contas públicas do estado estarão disponíveis no site, para qualquer cidadão que quiser consultá-las, a partir de abril. “É a transparência dos recursos públicos, para que o cidadão possa acompanhar a aplicação dos recursos”, destaca o presidente do TCE.

 

Comentários