5 dicas de economia de água que podem ajudar a enfrentar a crise hídrica

Em tempos de crise hídrica, qualquer gotinha de água praticamente vale ouro, não é mesmo? Se você alguma vez foi obrigado a passar um diazinho sequer sem esse precioso líquido, certamente sabe o quanto ele é valioso. Então nada de exageros e ostentação, combinado? Afinal de contas, se não tomarmos cuidado e regularmos os gastos, a água potável corre um sério risco de eventualmente acabar. Por isso, fique atento: a regra da vez é economizar!

Além de reduzir os gastos domésticos e a conta no final do mês, essa medida inteligente e perspicaz pode ajudar — e muito! — a preservar e garantir a manutenção da vida na superfície terrestre. Gostou da ideia? Pronto para fazer sua parte? Então prossiga com a leitura e descubra algumas medidas simples que poderão ajudá-lo a diminuir o consumo de água dentro de casa! Vamos lá:

Tire o balde do armário

Vai lavar o carro com uma mangueira? Pense pelo menos 2 vezes a respeito, porque os tempos são outros! O consumo de água será muito maior se você optar por esse recurso. Que tal tirar os baldes do armário e deixar o carro brilhante e lustroso de forma sustentável? Não há nada melhor do que uma consciência limpa!

economia-água

Feche bem as torneiras

Que atire a primeira pedra quem nunca escovou os dentes com a torneira aberta! Imagine só a quantidade de água que escorre desnecessariamente ralo abaixo todos os dias enquanto cada um de nós faz isso. Pois sempre que estiver escovando os dentes e garantindo a ordem da sua higiene bucal, mantenha a torneira fechada, somente a abrindo quando for realmente necessário, ou seja, na hora de enxaguar a boca. E mesmo assim não se esqueça da regrinha de ouro da prudência, ok?

Economize também na louça

Lógica semelhante serve para o período posterior às refeições, quando os pratos, talheres e as panelas se acumulam dentro da pia. Na hora de limpar tudo e organizar a louça suja, seja moderado com o uso da água, tratando de não deixar a torneira vazando sem motivos. Sempre utilize a bucha para retirar o grosso da gordura e só rode a torneira depois que essa etapa for vencida com sucesso. Use a água consciente de que aquele é o líquido mais valioso que existe!

Tome banhos rápidos

Esqueça aquela história de passar horas debaixo do chuveiro, cantando e treinando a voz! Isso não tem mais lugar no mundo moderno, em constante crise hídrica. Quanto mais tempo você passa se banhando, mais água gasta desnecessariamente. Com isso em mente, procure ser rápido e eficiente nessa missão, garantindo litros e mais litros de economia. O meio ambiente agradece!

Reutilize sempre que possível

Sabe aquela água que fica acumulada na máquina de lavar, depois que você estende a roupa? Que tal dar uma nova função a ela? Certamente será melhor do que jogar tudo pelo ralo. Essa água, que definitivamente estará limpa, pode ser utiliza para lavar a calçada, a área ou até mesmo o quintal. Seja criativo e afie sua consciência ecológica!

Comentários